Voltar

Menopausa chegando, e agora?

Saiba os principais sintomas da temida menopausa, identificar quando ela está chegando e como aliviar os sintomas e ter uma boa qualidade de vida após os 45 anos.

Quais são os primeiros sintomas da menopausa? 

Mudanças corporais mexem com os hormônios das mulheres nesse período, principalmente após os 40 anos. Conforme os anos é comum a mulher ir perdendo folículos a cada ciclo menstrual e quando essas células presentes nos ovários se esgotam não é possível formar mais óvulos. Saiba as principais mudanças dessa fase:

Climatério

Antes da última menstruação é possível perceber uma transição no corpo, mudança drástica que separa a fase reprodutiva da não reprodutiva da mulher. Confira os principais sinais desse período:

  • Menstruação irregular
  • Calor constante
  • Mudanças de humor
  • Dificuldade ao urinar
  • Diminuição da libido
  • Alterações no sono
  • Perda de massa muscular

Posso evitar ou postergar a menopausa? 

A menopausa precoce pode ser evitada, mas a verdade é que todas as mulheres irão passar por esse momento na vida. Contudo, algumas práticas podem ajudar a amenizar os sintomas e tornar esse processo mais leve. Reposições hormonais são comumente indicadas, mas você pode começar a adotar hábitos mais benéficos a partir de agora, mesmo se ainda está um pouco longe de entrar na menopausa. 

Confira algumas dicas:

  1. O básico bem feito: o combo alimentação saudável, atividade física, evitar tabagismo e consumo de álcool estão no topo da lista.
  2. Não pule o check-up ginecológico 
  3. Evite o sobrepeso: exercício físico + alimentação saudável podem prevenir diversas doenças e contribuir para uma qualidade de vida maior a longo prazo.

Já estou passando por ela, o que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa? 

A prática de exercícios físicos durante a menopausa pode ajudar no equilíbrio do humor, contribuir para o fortalecimento dos músculos, reduzir o risco de Alzheimer e mais! E eles não precisam ser realizados de forma intensa. Começar a se movimentar, mesmo que aos poucos, é importante.

Novas modalidades de treino: academia do futuro, eletroestimulação e treinamento funcional 

Preciso mesmo me exercitar? Além das práticas de yoga, pilates e caminhada há alguma modalidade de treino mais leve, dinâmica e curta?

Sim! A tecnologia pode trazer benefícios na organização, otimização do dia a dia e praticidade e os treinos não ficam de fora dessa tendência. Conheça a eletroestimulação, método de treino de 20 minutos que utiliza apenas a força do próprio corpo:

  https://www.tecfitbrasil.com/blog/a-eletroestimulacao-e-benefica-para-mulheres-na-menopausa

Encontre a unidade mais próxima e agende uma aula gratuita.

Tecfit: A Academia Sem Pesos que mais cresce no Brasil.

Conheça a Tecfit, a academia sem pesos que mais cresce no Brasil.

Trabalha os principais grupos musculares

Treinos de 20 minutos

Queima de calorias e resultados rápidos

Para adultos de todas as idades e níveis de condicionamento

Máximo 2 alunos por professor

Logo Tecfit