Voltar

Eletroestimulação para Idosos: Realmente Funciona?

A Eletroestimulação de Corpo Inteiro (EMS) — treinamentos sem pesos — está em alta, principalmente por conseguir proporcionar qualidade de vida e bem-estar a diversos públicos, através de treinos rápidos, treinamento personalizado, tecnologia vestível, entre outras comodidades!

Nunca foi se falado tanto de saúde mental, bem-estar e incentivos à saúde, como na última década. Tanto que, um dos principais pilares do Programa “Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030)”, promovida pela  Organização Mundial de Saúde (ONU), é a promoção de estilos de vida saudáveis, a fim de garantir maior qualidade de vida e bem-estar para a melhor idade.

Os benefícios da tecnologia de Eletro vão desde perda de peso, tonificação, redução de celulites, até otimização de treinos para esportistas. Mas, será que esse tipo de treino é realmente eficaz para o público 60+?

Estudo científico em parceria com a Tecfit, USP e Uninove, comprova: 

A EMS, promove aumento da capacidade cardiorrespiratória, ganho de massa muscular e força, além de auxiliar no processo de sarcopenia em idosos (redução da força e da massa muscular ocasionada pelo envelhecimento).

A pesquisa, realizada em 2019, em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Educação Física da Universidade Nove de Julho (Uninove) e o Departamento de Ciências da TecFit, analisou um grupo de 10 voluntários na faixa dos 70 anos — Eles foram divididos em 2 grupos: 

Grupo Controle: vestiu a roupa, realizou os mesmos exercícios apenas com o peso corporal, mas não recebeu a eletroestimulação. 

Grupo  Intervenção: mesmas condições do Grupo Controle, mas recebeu eletroestimulação.

O estudo durou cerca de 1 mês e meio, com exercícios realizados 2x na semana. E os resultados comprovaram um aumento na força de membros inferiores e superiores na ordem de 35% e 20%, respectivamente, no grupo que recebeu a eletroestimulação.

O grupo que não utilizou a Eletroestimulação, mas apenas o peso do próprio corpo, obteve melhora, mas em menor escala:  2% para membros inferiores e 1,5% para membros superiores. 

Confira mais insights da pesquisa

EMS Para Idosos: Benefícios da Metodologia Tecfit

Os estudos comprovaram que a Eletroestimulação é uma aliada e promove diversos benefícios para a terceira idade. Mas, quais são os principais? Saiba a seguir: 

Treinamento sem lesões:

A Eletroestimulação é segura, sem risco de lesões, mesmo para quem possui restrições, pois os impulsos estimulam diretamente os músculos e as articulações não são estressadas.

Flexibilidade e Intensidade: 

Os equipamentos oferecem a flexibilidade de escolher quais grupos musculares exercitar e com qual intensidade, garantindo ainda mais segurança e personalização.

Acompanhamento Integral: 

Na Tecfit, o professor está presente durante todo o treino, guiando cada exercício e oferecendo suporte total. Para os alunos idosos, a assistência é ainda mais especializada, através de avaliações periódicas com fisioterapeutas e personals, proporcionando acompanhamento integral. 

Treinos rápidos, sem interferir na sua rotina:

Treinos de 1h, por apenas 2x na semana! Resultados a partir de 8 treinos. 

Pode confiar! Os protocolos da Tecfit, desenvolvidos para pessoas 60+, foram comprovados através de estudo realizado no Hospital das Clínicas da USP. 

Tecfit Masters: Conheça o Programa 

https://www.tecfitbrasil.com/masters

Conheça a Tecfit, a academia sem pesos que mais cresce no Brasil.

Trabalha os principais grupos musculares

Treinos de 20 minutos

Queima de calorias e resultados rápidos

Para adultos de todas as idades e níveis de condicionamento

Máximo 2 alunos por professor

Logo Tecfit